Texto do Fax:
Meu querido amigo João Monsanto
A ideia de criar estes painéis surgiu pelo facto de todo o corpo docente da escola ter escolhido o meu nome para patrono, não por me conhecerem pessoalmente mas devido ao meu trabalho realizado na área da BD.
Achei que se impunha deixar um testemunho a justificar o motivo de o nome de um autor de BD figurar naquele estabelecimento de ensino. Este foi o motivo da doação de 50 metros quadrados de pintura.
Na parede de fundo da biblioteca, da esquerda para a direita fiz uma alegoria a Pêro da Covilhã, cujo livro publiquei pela Âncora Editora; a seguir, e até ao extremo da parede, pintei a viagem de Vasco da Gama, na sua primeira viagem para a Índia, com a figura do Adamastor, e a recepção em Calicute do Samorim ao navegador, que publiquei na Editorial Notícias ( Os Lusíadas em BD).
Na parede lateral do lado esquerdo, fiz o Fernão Mendes Pinto a entregar a espingarda ao Daimio de Tanegashima (Peregrinação) publicada pela Meribérica / Líber e Editorial Notícias; no extremo, Almeida Garrett a escrever o seu livro «O Arco de Santana», publicado em BD pela Âncora Editora.
(A concluir)
Queremos referir a presença deste autor no enciclopédia virtual de banda desenhada : (ler mais)
José Ruy (autor dos painéis), João Monsanto (coordenador da Interdinâmica) e o Gigante Adamastor (na (ler mais)
(ler mais)
Maria José Pereira, José Ruy, João Monsanto, Joaquim Raposo (Presidente da Câmara da Amadora) (ler mais)
José Ruy, Joaquim Raposo (Presidente da Câmara da Amadora) e o Gigante Adamastor (ler mais)
(ler mais)